quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Dicas de Sucesso: Desenvolvendo uma coleção de moda

Coco Chanel durante o desenvolvimento de uma coleção (fonte de imagem)
É uma experiência única ver um desfile ao vivo cheio de roupas lindas, ou passar por vitrines estrategicamente arrumadas, só para nos fazer desejar coisas que nem estávamos querendo, esse é o poder da moda, criar desejos! E para chegar nesse ponto, de ter a peça prontinha para a modelo vestir ou colocar no manequim, o estilista com certeza trabalhou muito desenvolvendo as peças para as novas coleções.

Mas você sabe qual o processo de desenvolvimento de uma coleção? Não? Então hoje vamos explicar direitinho! E bacana é que esse processo não serve só para roupas, pode ser usado no desenvolvimento de novos produtos, como itens de decoração, acessórios, papelaria…

O que é uma coleção?

Desenvolver uma coleção não é somente juntar várias coisas diferentes no mesmo lugar, isso porque uma coleção geralmente conta uma história e tem uma temática central, os itens inseridos na coleção devem se complementar.

Primeira fase – Pesquisas e análises

Nada é desenvolvido ou criado sem antes serem feitas diversas pesquisas: qual o perfil do público-alvo? Quem são os concorrentes? Quais as tendências vigentes? Quais técnicas de estamparia e costura, materiais, etc, estão disponíveis para serem utilizadas? Esses são apenas alguns tópicos que podem ser considerados antes do início do desenvolvimento em si.

Segunda fase – Escolha do tema e mais pesquisas

Com os dados de público-alvo e concorrentes em mãos, é o momento de escolher um tema que guiará a coleção! Nessa fase não existem regras rígidas e a temática escolhida pode variar muito, de seguir alguma tendência da estação até buscar inspiração nas memórias da infância. O bacana é que quanto mais original for o tema, mais original também será a coleção, mas é preciso ter em mente que é necessário fazer uma pesquisa aprofundada na temática escolhida.

Nessa fase o criador pode se utilizar de diversas ferramentas de pesquisa: livros, viagens, fotografias, histórias contadas… os melhores temas não dgfev online casino vêm prontos, são como pedaços de um quebra-cabeça que formam uma imagem única, a coleção. Quando o tema estiver definido é feito um briefing, que é o resumo de todas as pesquisas feitas e contém as informações necessárias sobre os produtos.

Terceira fase – Visualização do tema

Depois do tema definido é preciso transformá-lo em painéis de inspiração. Podem ser feitos diversos painéis, conforme a necessidade. No painel central do tema, por exemplo, devem conter imagens fortes que representem a temática escolhida, e dessas imagens pode ser retirada a cartela de cores e palavras-chave para a coleção. Por exemplo, se o tema escolhido foi o circo, o painel central pode ter imagens fortes que remetam a isso, como palhaços, tenda, mágico… dessas imagens podem sair as cores: vermelho, dourado, preto, e as palavras-chave: alegre, divertido, lúdico.

Outra cartela necessária é a de materiais, nela são apresentados os materiais que serão usados na coleção, como tecidos, aviamentos, detalhes.

Quarta fase – Rascunho da coleção em si

Com todas as cartelas definidas, é hora de rascunhar as peças da coleção! Alguns preferem definir o mix de produtos antes de começar a desenhar, ou seja, quais e quantos itens serão inclusos na coleção, por exemplo: 5 vestidos, 3 camisas, 2 saias, 3 bolsas…

Os desenhos podem ser feitos de diversas maneiras e técnicas, a mão no papel ou no computador, o importante deixar a criatividade livre e gerar diversas alternativas para cada item da coleção, pois nem sempre a primeira ideia pode ser a melhor. É nessa fase que o tema é transformado nas formas que terão os produtos dessa coleção.

Quinta fase – Peça piloto ou protótipo

Depois de escolhidos os desenhos que farão parte da coleção, é preciso transformar a ideia em algo real, por isso é feito a modelagem (no caso de roupas) e a peça piloto de cada produto. Isso é necessário para ver se tudo o que foi desenhado é viável de ser executado e para que sejam feitos os ajustes. Nessa fase a coleção pode sofrer diversas modificações, pois algo que estava lindo no desenho pode não ficar tão bom quando confeccionado, e isso garante que a produção não terá problemas.

Sexta fase – Produção e divulgação

Com os protótipos aprovados, a produção da coleção pode ser executada e feita a divulgação!

Claro que esse é um resumo dos principais pontos no desenvolvimento de uma coleção, e cada criador pode ter mais ou menos fases, ou se aprofundar mais em algumas, dependendo da necessidade.

Fonte: http://blog.tanlup.com

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