sexta-feira, 11 de abril de 2014

4 dicas para vender mais em tempos desafiadores

Otimismo é um dos traços mais valorizados em bons profissionais. Acreditar que tudo vai dar certo e trabalhar duro com positividade e proatividade são elementos fundamentais para quem busca o tão sonhado sucesso.

No entanto, por mais otimista que sejamos, é crucial também não nos distanciarmos da realidade que nos cerca. E muitas vezes esta “realidade” nos apresenta desafios muito maiores que os enfrentados em anos anteriores e exigem novos comportamentos, habilidades, técnicas e atitudes que possam fazer a diferença em tempos mais difíceis.

2014 é um destes anos desafiadores. Carnaval atrasado, Copa do Mundo no meio do ano, economia desaquecida e eleições no final do ano são apenas alguns dos elementos a serem considerados quando da definição da estratégia e do planejamento de empresas de todos os setores.

Para te ajudar a brilhar neste ano no mínimo diferente dos demais, eu compartilho 4 dicas que tenho certeza lhe serão muito úteis:

1 - Prospecte e trabalhe mais e com mais foco. Em tempos mais desafiadores, não basta apenas prospectar e trabalhar mais. A tendência dominante é que todos já estejam fazendo isso. O que realmente faz a diferença é prospectar e trabalhar melhor, com mais foco e de forma muito mais assertiva. Como fazer isso? Invista um tempo de qualidade na boa definição do seu público e clientes alvo, estude tudo o que puder sobre eles, revisite seus diferenciais competitivos para entender o quão única é sua oferta de valor e somente depois de fazer tudo isso parta com tudo para a rua. Preparação é o nome do jogo em vendas!

2 - Venda mais para os clientes já existentes. Por mais incrível que possa parecer, muitas empresas e vendedores ainda teimam em dar atenção e carinho infinitamente maiores para os novos clientes. Prospectar e conquistar novos clientes é tão crucial quanto dedicar os melhores esforços em incrementar a lealdade e satisfação dos clientes já existentes, pois nestes últimos o custo da nova venda é geralmente bastante inferior ao CAC (Custo de Aquisição de Cliente) de um novo cliente. Como fazer isso? Ligue e visite seus clientes já existentes para entender e identificar novas necessidades para os produtos e serviços do seu mix. Tenho certeza de que você irá se surpreender com os resultados!

3 - Entendimento, Atendimento e Encantamento. Entender bem as necessidades, desejos e sonhos dos clientes para a partir daí oferecer um atendimento nota 10 e 100% focado em surpreender e encantar nunca foi tão importante quanto agora! Como fazer isso? Pesquise tudo o que puder sobre o seu cliente e suas demandas, necessidades, desafios e desafios dos clientes por eles atendidos. Depois disso, dê a maior atenção e carinho que puder a cada um deles fazendo-os sentirem-se (como verdadeiramente o são) únicos e especiais. Para encantá-los, entregue sempre mais do que prometeu e busque surpreendê-los o tempo todo. Entenda, Atenda e Encante!

4 - “Venda Social”. Na “Era da Recomendação” em que todos vivemos a prioridade número 1 de todas as organizações é conquistar o maior número de “fãs” que puderem. Como fazer isso? Identifique o seus clientes mais leais, fiéis e encantados (metodologias como o NPS ajudam e muito aqui – clique aqui para ler artigo sobre isso). Uma vez conquistados, fidelizados e encantados, peça a eles que te recomendem para amigos e familiares usando especialmente o incrível poder das redes sociais como forte aliada. Aliás, lembre-se sempre que o cliente não te vende e o “fã” sim e não cobra absolutamente nada por isso. Não tenha clientes, tenha fãs!

Fonte: Paixão Por Vendas

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