domingo, 31 de março de 2013

Por que as grifes passaram a produzir roupas… na China.


Fiquei espantado ao verificar quantas grifes que se apresentam na São Paulo Washion Week Verão 2014, no Pavilhão do Ibirapuera, na capital paulista, passaram a produzir roupas… na China.

Apesar da mão de obra no setor de confecções no país não ser cara para os empresários, e a despeito da enorme distância e das necessidades logísticas para manter um fluxo Brasil-China-Brasil, o chamado custo Brasil — infraestrutura péssima, impostos absurdos, burocracia infernal — derruba a competitividade de grifes como Ellus, Tufi Duek, Animale e Cavalera, dzarm. entre outras, se todas as coleções forem produzidas nacionalmente.

Por falar em custo Brasil e em infraestrutura, a fila de caminhões para embarcar a super safra de soja no porto de Santos chegava a espantosos 20 quilômetros. Há caminhoneiros que esperam 4, 5 dias até chegar sua vez.

Desse jeito, com seus portos gigantescos e modernos, com suas rodovias de 8 pistas de rolamento, com vários dos melhores aeroportos do mundo, com a maior rede de trens-bala do mundo — e por aí vai –, a China arrebenta, mesmo.

Fonte: adaptado de http://veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário