quarta-feira, 13 de março de 2013

Diferenciar-se dos concorrentes


Vender não é algo fácil, ainda mais quando se tem muitos concorrentes na cidade. Quando isso ocorre, sem dúvida, o desafio da venda se torna ainda maior. Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa, hoje, é diferenciar-se dos concorrentes. Com cada vez mais opções disponíveis, os clientes passam a ficar mais exigentes, não apenas em relação ao preço. Basicamente, é como se estivessem sempre perguntando aos lojistas: "O que você tem de diferente? O que eu ganho com isso e por que devo comprar na sua loja?” Para que você se diferencie da concorrência, seguem algumas "dicas".

1. Experiência

Permita que o cliente tenha uma experiência agradável em sua loja. Crie algo novo para que ele possa comentar com os amigos e familiares. Faça lançamento da coleção, convidando seus clientes para um coquetel e se possível, um pequeno desfile dentro da loja, utilizando modelos fazendo as vezes de garçom/garçonete entregando salgadinhos e coquetéis de frutas. Depois, distribua confeitos (ainda utilizando modelos/garçons), sendo que dentro do papel de embrulho de alguns confeitos, ao invés do bombom, um vale compras no valor de R$ X,00. Isso é diferenciar-se da concorrência.

2. Marketing

Há sempre uma infinidade de meios para se promover e diferenciar-se pela campanha de marketing. Algumas empresas, atualmente, estão criando campanha que contam histórias divertidas ou de forte impacto emocional para cativar clientes; Essa aí, da imagem abaixo, divulgada pelo jornal Diário, sorteou tablets para seus clientes. Aí diz que foi a PUC , mas na verdade foi o comerciante que teve a iniciativa (Franquia PUC no Shopping).

3. Pessoas

Faça com que a equipe de vendas seja um diferencial. Treine para que eles possam proporcionar experiência agradável e diferenciada a quem visita à sua loja. Adote trajes típicos, abordagem divertida etc. Não pense em vendas como processo padrão e sim, em vendas como processo campeão.


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