quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A transformação da moda ao longo dos anos.

Poucas palestras têm chamado a atenção das pessoas na centésima edição da NRF. Uma delas foi a de David Wolfe (foto). Falando sobre o 100 anos de moda e dando uma visão futurista para 2012, o diretor de criação e de design da Doneger apontou que o novo “pretinho básico” agora é branco. As mulheres que não quiserem errar, podem usar o branco. Mas a moda é muito mais do que cores. É cultura.

Segundo Wolfe, a moda representa a sociedade e ela se transformou no último século junto com o mundo. Alguns símbolos, como a calça jeans, não mudaram. “E realmente eles não têm que mudar”, afirma. Mas muita coisa mudou, principalmente para as mulheres. O ponta pé foram as roupas com mais movimento, a partir da década de 1920, quando elas já começam a ganhar espaço na sociedade.

A era do Jazz promove ainda vestimentas que deixam a mulher com a perna de fora. Os cabelos acompanham a transformação. Cada época é marcada por um corte. Os cosméticos também têm destaque. Eles são anunciados pela recém criada categoria de celebridades do cinema. Os filhos nascem e, com eles, novos formatos de roupa são desenhados.

A moda também teve uma forma de expressão no pós-guerra. Vem dessa época o biquíni. Até as artes influenciaram o modo de vestir com roupas estampadas como um quadro. Nos anos 1950, as peças pareciam com o guarda-roupas da Barbie. Vinte décadas à frente, a moda se altera novamente influenciada pela mídia nos Estados Unidos. A elegância da princesa Diana dita tendência e visuais de cabelo no século XX, marcado também pela predominância das marcas. Agora, na era da internet, que também traz a sua inspiração fashion, a moda é influenciada pela tecnologia e pela multiplicidade de opções

Fonte:
by Bruno Mello, direto de Nova York
para: http://www.mundodomarketing.com.br

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