domingo, 1 de janeiro de 2017

Pomar em espaço público no Recife (PE)

Neste 01 de janeiro de 2017, muitos ainda estão tentando recuperar-se de uma noitada de festividades, regada à muita comida e bebida. Outros que não tiveram esse privilégio, seguem sua rotina, cada um fazendo seu papel nesse imenso palco da vida.

Hoje meus pensamentos dominantes foram para uma singela realização que minha esposa Valmira eu fizemos. Tudo começou com uma despretensiosa aquisição de Valmira, de uma planta que o vendedor garantiu que poderia se transformar num lindo Bonsai. Era uma acerola.

Levamo-la para casa e ela cuidou muito bem da planta. Só que o vendedor não ensinou as técnicas do Bonsai e não tivemos interesse em adquirir o conhecimento e a planta foi crescendo. Óbvio que ela não poderia continuar "morando" lá em casa.

Decidimos transplanta-la para um terreno público, que fica à beira do canal do Setúbal, em Boa Viagem, no Recife. Veja as imagens do lugar e da planta, no vídeo a seguir:



Como puderam ver, este arbusto da família das malpighiáceas, quem tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul, graças a Deus desenvolveu-se bem neste local. Quais foram os cuidados que requereu? Somente água, algum combate às formigas e só.

Recententemente plantamos também Jambo e Abacate. Naquele espaço já tem coqueiros e manga. A árvore predominante no local é a amendoeira. Alguns moradores da região plantaram algumas arvores ou arbustos, mas nenhum ainda havia plantado árvores frutíferas.

2 comentários:

  1. Fazer o que outros possam achar uma doideira é o que normalmente faz a diferença, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alvino Silva, muito obrigado pelo seu comentário. Sem dúvida, para alguns pode parecer doideira. Mas num planeta com uma devastação florestal galopante, já imaginou se a moda pega? Se 50% da população mundial plantasse pelo menos uma árvore em sua vida? Agregando esforço de milhares de outras pessoas que tem um lado conservacionista exacerbado! Vamos que vamos, porque sei que você é um desses que se preocupa com a natureza e não somente no palavreado... Você arregaça as mangas e faz a sua parte. Parabéns para você também!

      Excluir