segunda-feira, 20 de junho de 2016

O Vendedor de Moda


Recebi o texto por WhatsApp do amigo Jadson Nascimento e não podia deixar de compartilhar aqui. O vendedor, assim como outros profissionais, como na área da saúde por exemplo, devem se aprimorar sempre, adquirir novos conhecimentos, nova postura e novas atitudes. Não há referência ao autor original.

“A profissão de vendedor está passando por uma revolução. De uns 10 anos para cá houve lentamente, um trabalho diferenciado por parte de alguns profissionais dessa área. Uma melhor prestação de serviço aos lojistas, baseado em conhecimento de produto, moda, marketing, administração e liderança, foram introduzidos por vendedores considerados excelentes pelo mercado.

Consciente ou inconscientemente, vendedores se destacaram por oferecer um trabalho diferenciado em relação aos demais. Maior presença no ponto de venda, polidez no trato com o cliente, com compradores, gerentes e vendedores de lojas e sempre agregando conhecimento e informações que transformaram vendedores em empresários de sucessos. Sim, são assim que esses” monstros” se vêem, eles se olham no espelho e não enxergam um vendedor e sim um empresário.

Saiu de cena o vendedor engraçado para assumir o vendedor que transmite simpatia. Saiu o conhecedor de time de futebol para o conhecedor de moda. Saiu o que tem uma memória de elefante para contar piada, para o vendedor que conhece os clientes como ninguém, reconhecendo o estilo de cada um. Saiu o desleixado, para assumir o que se preocupa com a aparência, com as roupas que veste – afinal a gente vende moda -, sempre se apresentando de forma impecável. Saiu o esperto que sabe “empurrar” produto (para aumentar os números), para o gestor que antes de atender o cliente, visita as lojas e identifica a necessidade do mesmo. Tanto na quantidade quanto no produto a ser oferecido. Saiu o indivíduo que não sabe ligar um computador, para um representante que ganha tempo e praticidade usando aplicativos de mensagens instantâneas e sem custo – WhatsApp, Facebook, Messenger, Skype, Instagram e outros. Saiu o gestor que trata o Preposto como um empregado para o que trata o representante da sua empresa como um parceiro de negócios, se preocupando com o seu bem estar e com o seu retorno financeiro.

Esses representantes existem e são referências para clientes sérios e de sucesso. O cliente espera muito mais que uma piada. O cliente espera um bom atendimento, agregação de conhecimento e lucro do nosso serviço e da nossa marca. E aonde entra a piada e o bate papo sobre futebol ? Fora do ambiente de trabalho, num happy hour, num encontro de amigos, numa confraria, no jogo de futebol -. Melhor ainda se você tiver ido à convite do seu cliente.

Observe melhor o seu cliente e a empresa que você representa. Filtre o que tem de bom e passe a ser importante para eles através de grandes resultados. Você tem o privilégio de trabalhar na profissão mais poderosa que existe. Faça a diferença, faça cada dia melhor, EVOLUA…só assim é possível dar passos cada vez maiores.”

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