segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Generosidade vai salvar a sua Vida.



Jamais defina quem você é por aquilo que você tem, ou pelo dinheiro que você acumulou, ou pela aparência que possui; é a sua generosidade, a sua gentileza e a sua compaixão que realmente contam nessa vida.

Ano passado eu estava procurando por uma empresa de logística para fazer um trabalho de distribuição de grandes volumes. Na época eu visitei uma série de empresas na busca do melhor parceiro. Um delas, super indicada por amigos, foi uma das primeiras empresas que eu visitei.

Digamos que o nome dessa empresa seja Logística S/A
.
Lá fui eu. Reunião as 11:00 da manhã. São Paulo, trânsito infernal de quarta-feira, calor de fritar o cérebro, sensação térmica de 40 graus.

Assim que eu cheguei na Logística S/A eu fui recebido pelo vendedor da empresa que já havia providenciado o meu crachá e liberação de entrada. A visita começou com um tour pela “fábrica de distribuição”. Motobóis, mini-vans, caminhões baús, mercadoria saindo, mercadoria entrando, emissão de notas fiscais, blá blá blá. Tudo em meio a um calor dos infernos.

Depois de visitar a distribuição, subimos para o escritório da empresa, ou melhor, para a sauna da empresa.

Ali eu contei vinte funcionários. Vinte pessoas trabalhando sob um calor absurdo! Tudo meio apertado, um sobre o outro, gente se abanando com capa de caderno, uma única e pequena janela entreaberta no canto do escritório, e como tentativa de salvar a pátria, dois ventiladores enormes, antigos e barulhentos distribuíam o calor igualmente para todos.

Mandei um “Bom dia, tudo bem?!!!” com o maior tesão possível para todos os funcionários enquanto seguia o vendedor para a sala da nossa reunião.

“O Sr. Pedro, presidente da Logística S/A, também vai participar da reunião”, anunciou o vendedor. “Legal”, pensei com os meus botões, “vamos falar com quem decide”.

Digamos que o nome do presidente seja Pedro.

Depois de três batidinhas de leve em uma porta super bacana, o vendedor vira a maçaneta e anuncia “Sr. Pedro, o Jordão chegou”.

Eu olhei para dentro da sala.

Quando a porta se abriu de tudo, eu senti na minha cara aquela incrível rajada de ar gelado delicioso como se eu tivesse alcançado um Oásis no deserto depois de cinco dias vagando sem água.

“"Muito prazer em te conhecer Jordão”", disse o Sr. Pedro apertando a minha mão e indicando uma cadeira para eu sentar. "“É um prazer receber você na nossa empresa. Nós estamos ansiosos para fazer negócios com vocês. O Orlando (vendedor) já deve ter mostrado a nossa empresa, certo? E ai, gostou? Vamos fazer o negócio? O que você está precisando para fechar conosco"?”

A sala do Sr. Pedro era enorme. A mesa era enorme. O sofá no canto com duas cadeiras era coisa de decorador TOP da Casa Cor. A cadeira do cara era coisa de cinema. E o ar condicionado, esse, realmente, dava para gelar o estádio novo do Corinthians, sei lá.

"“Pedro, eu não vou fechar o negócio com você. Sabe porque eu não vou fechar o negócio com você?"”, perguntei ao presidente da Logística S/A.

“"Não, por que? O nosso preço está alto? O preço não é problema. Eu posso fazer um desconto especial para você".”

“"Pedro, eu não vou fechar o negócio com você por causa da maneira que você está tratando os seus funcionários. O único ar condicionado da empresa fica dentro do seu escritório. Enquanto você está aqui nesse clima gostoso com ar condicionado, os seus funcionários estão cozinhando lá fora. Eu não vou fazer negócios com uma pessoa que só pensa em si mesmo. Muito prazer em conhecer você, tchau"!” E sai da sala do mesmo jeito que entrei.

Poxa, o que custa para o cara colocar um ar condicionado decente para os funcionários trabalharem de uma maneira decente? Ou pelo menos dividir o ar condicionado derrubando a parede da sua sala?

Eu não faço negócios com pessoas egoístas. O mundo precisa de mais generosidade.

Eu mesmo estou longe da perfeição em termos de ser um “cara do bem”; mas, o que interessa para mim é o quanto eu quero ser um “cara do bem”.

Certo?

Eu acredito que a generosidade vai salvar a sua vida em 2015.

Vai mesmo.

Em três meses você vai conseguir muito mais clientes, seguidores, fãs, amigos e amores na sua vida ao ser genuinamente generoso com as pessoas, do que poderia conseguir ao tentar impressionar essas mesmas pessoas falando sobre o quanto você é incrível.

A Generosidade tem que fazer parte do Planejamento Estratégico da sua empresa para 2015.

Onde você vai ser mais generoso em 2015?

Em 2015 você tem que DAR VALOR e não agregar valor.

Algumas idéias.
1. Empreste o livro que você já leu.
2. Ensine para outros funcionários da sua empresa o que você já sabe.
3. Dê BOM DIA para quem não dá BOM DIA para você.
4. Dê BOA NOITE para quem não dá BOA NOITE para você.
5. Ceda o seu lugar.
6. Compre uma caixa de chocolate e distribua para os colegas na volta do almoço.
7. Faça uma ligação para uma pessoa que está mais quebrada do que você para levantar o astral do cara.
8. Levante o astral de quem está a sua volta. Foi para isso que você veio.
9. Você já falou "obrigado" para alguém hoje?
10. Dê "bom dia" no elevador!
11. Invista 5 minutos do seu tempo para escrever um e-mail de agradecimento a uma pessoa que você tanto gosta e fez tanto por você no passado.
12. 80% dos funcionários da sua empresa não receberam nem um tapinha nas costas pelo trabalho que fizeram nos últimos 12 meses. Por favor, mude isso. Reconheça e agradeça as pessoas publicamente por um trabalho bem feito. Faça isso na hora.
13. Antes de levantar da cama pela manhã, mentalize "Hoje eu vou ser a pessoa mais GENEROSA do mundo com todo mundo que passar pela minha Vida".
14. Seja VOLUNTÁRIO para alguma coisa caramba!!!
15. Seja generoso com o planeta! Plante uma árvore, alimente um passarinho, economize água, faça negócios com pequenas empresas da sua região.
16. Coma o menos possível de comida industrializada. Não tenha porcarias como refrigerantes e biscoitos recheados no armário da sua casa.
17. Dê Atenção para as pessoas. Atenção, e apenas isso, é a mais rara e pura forma de generosidade.

Desligue-se de tudo quando estiver falando com uma pessoa.

A generosidade vai salvar a sua vida em 2015.

A generosidade vai fazer você ser mais feliz
.
1. A Generosidade vai fazer as pessoas gostarem MAIS de você.
2. A Generosidade vai melhorar a sua saúde.
3. A Generosidade vai alavancar a sua carreira.
4. A Generosidade vai fortalecer as suas emoções.
5. A Generosidade vai fazer você ser um cara mais otimista.
6. A Generosidade vai reduzir a sua visão materialista do mundo.
7. A Generosidade vai aumentar a sua espiritualidade.
8. A Generosidade vai fazer você ser menos egoísta.
9. A Generosidade vai aumentar a sua auto-estima.
10. A Generosidade vai fazer você dormir melhor.
11. A Generosidade vai fazer você viver mais.
12. A Generosidade vai aumentar o nível de energia.
13. A Generosidade vai aumentar a sua vontade de fazer exercícios.
14. A Generosidade vai melhorar a sua memória.
15. A Generosidade vai ajudar você a relaxar.
16. A Generosidade vai melhorar o seu casamento.
17. A Generosidade melhora o seu network.
18. A Generosidade aumenta a sua capacidade de atingir metas.
19. A Generosidade aumenta a sua produtividade.
20. A Generosidade melhora a sua capacidade de tomar decisões.

A GENEROSIDADE vai salvar a sua vida em 2015 e além!

E sobre o Sr. Pedro?

Três meses depois da minha visita, o vendedor da Logística S/A me ligou; "“Jordão, tudo bem? Eu estou te ligando para agradecer em nome dos funcionários da empresa. Dois aparelhos de ar-condicionado foram instalados naquela área que você conheceu. E uma reforma geral vai modernizar o escritório nas próximas semanas. O puxão de orelha no Sr. Pedro funcionou. Muito Obrigado"”.

Eu nasci para acordar as pessoas para a importância de reduzir radicalmente o egoísmo natural que vive dentro da gente.

A luta continua.

Nunca para.

Porque uma lição a vida me ensinou. Não existe felicidade fora da generosidade.

Foi para isso que eu vim. E você?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
A generosidade salvou a minha vida.

E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
Twitter twitter.com/bizrevolution
Pinterest pinterest.com/bizrevolution
Instangram instagram.com/bizrevolution
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao
www.bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Eu sou fã do Ser Humano. E você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário