quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Se vacas voassem, choveria leite.

O grande sonho de consumo de profissionais ambiciosos e de negócios revolucionários é ser assim reconhecidos. Como diferentes. Destacados na paisagem de uma série de iguais. Escapar das armadilhas do rebanho. Porque quando tudo é igual, tanto faz o que você escolhe. Não faz diferença alguma. Geralmente quem parte para a escolha, elege o mais barato. A morte das diferenças acaba com a chance de captura de valor.

A competição, a busca por um lugar ideal no mercado, acabando empurrando todos à frente. Essa corrida tem alguns drives que variam conforme o segmento. Mais, melhor, veloz, leve, versátil, etc. As marcas seguindo as lógicas destes direcionadores acabam correndo todas para o mesmo lugar. Chegam em posições parecidas, mas cedo ou mais tarde. E acabam todas muito parecidas de novo. Jogando o mesmo jogo, vão obter resultados parecidos.

Com as vacas todos no mesmo pasto de novo, não existem diferentes. Só acontece diferenciação quando você pára de somente olhar para o que seus concorrentes fazem. Quando você pára de copiar. A diferenciação é gerada na busca do desconhecido, do novo. Em entender o que falta no mercado, algo que talvez sequer tenha sido pensado pelo seu cliente. Quando você começar a pensar assim, o mais do mesmo vai começar a ficar mais distante.

Tal qual um jogo, a sua marca precisa improvisar e quebrar lógicas que parecem obrigatórias para cada movimento. Como o que aconteceu nas finais do campeonato de futebol americano, quando o adversário achar que você irá fazer algo normal, não faça. Nesse momento as vacas decolam e a chuva não é mais apenas água sem graça.



Fonte: http://www.pensadormercadologico.com.br

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Macacão é hit nos desfiles de alta-costura

Em Paris, a peça chamou a atenção no desfile da Versace, Dior, Schiaparelli e outras marcas

Fotos: Getty Images e Catálogo Inverno/2015 DZARM.
Parece que a alta-costura tem uma nova peça-chave: o macacão. A exemplo dos sneakers, que reinaram na passarela de grifes como Chanel e Dior em temporadas passadas e hoje circulam livremente até em ambientes mais formais, o jumpsuit despontou no catwalk de marcas de peso como Versace, Dior, e Schiaparelli.

Normalmente pouco vista nos desfiles de couture, a peça única é um bom exemplo da evolução das coleções de alta-costura, que procura formas de rejuvenescer para encarar o mercado e os desejos contemporâneos. Vogue reuniu alguns modelos - há desde modelos com perfume setentinha a versões curtinhas, estruturadas e ultratrabalhadas - que prometem ser vistos muito em breve nos red carpets mundo afora.

Fonte: http://vogue.globo.com

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Generosidade vai salvar a sua Vida.



Jamais defina quem você é por aquilo que você tem, ou pelo dinheiro que você acumulou, ou pela aparência que possui; é a sua generosidade, a sua gentileza e a sua compaixão que realmente contam nessa vida.

Ano passado eu estava procurando por uma empresa de logística para fazer um trabalho de distribuição de grandes volumes. Na época eu visitei uma série de empresas na busca do melhor parceiro. Um delas, super indicada por amigos, foi uma das primeiras empresas que eu visitei.

Digamos que o nome dessa empresa seja Logística S/A
.
Lá fui eu. Reunião as 11:00 da manhã. São Paulo, trânsito infernal de quarta-feira, calor de fritar o cérebro, sensação térmica de 40 graus.

Assim que eu cheguei na Logística S/A eu fui recebido pelo vendedor da empresa que já havia providenciado o meu crachá e liberação de entrada. A visita começou com um tour pela “fábrica de distribuição”. Motobóis, mini-vans, caminhões baús, mercadoria saindo, mercadoria entrando, emissão de notas fiscais, blá blá blá. Tudo em meio a um calor dos infernos.

Depois de visitar a distribuição, subimos para o escritório da empresa, ou melhor, para a sauna da empresa.

Ali eu contei vinte funcionários. Vinte pessoas trabalhando sob um calor absurdo! Tudo meio apertado, um sobre o outro, gente se abanando com capa de caderno, uma única e pequena janela entreaberta no canto do escritório, e como tentativa de salvar a pátria, dois ventiladores enormes, antigos e barulhentos distribuíam o calor igualmente para todos.

Mandei um “Bom dia, tudo bem?!!!” com o maior tesão possível para todos os funcionários enquanto seguia o vendedor para a sala da nossa reunião.

“O Sr. Pedro, presidente da Logística S/A, também vai participar da reunião”, anunciou o vendedor. “Legal”, pensei com os meus botões, “vamos falar com quem decide”.

Digamos que o nome do presidente seja Pedro.

Depois de três batidinhas de leve em uma porta super bacana, o vendedor vira a maçaneta e anuncia “Sr. Pedro, o Jordão chegou”.

Eu olhei para dentro da sala.

Quando a porta se abriu de tudo, eu senti na minha cara aquela incrível rajada de ar gelado delicioso como se eu tivesse alcançado um Oásis no deserto depois de cinco dias vagando sem água.

“"Muito prazer em te conhecer Jordão”", disse o Sr. Pedro apertando a minha mão e indicando uma cadeira para eu sentar. "“É um prazer receber você na nossa empresa. Nós estamos ansiosos para fazer negócios com vocês. O Orlando (vendedor) já deve ter mostrado a nossa empresa, certo? E ai, gostou? Vamos fazer o negócio? O que você está precisando para fechar conosco"?”

A sala do Sr. Pedro era enorme. A mesa era enorme. O sofá no canto com duas cadeiras era coisa de decorador TOP da Casa Cor. A cadeira do cara era coisa de cinema. E o ar condicionado, esse, realmente, dava para gelar o estádio novo do Corinthians, sei lá.

"“Pedro, eu não vou fechar o negócio com você. Sabe porque eu não vou fechar o negócio com você?"”, perguntei ao presidente da Logística S/A.

“"Não, por que? O nosso preço está alto? O preço não é problema. Eu posso fazer um desconto especial para você".”

“"Pedro, eu não vou fechar o negócio com você por causa da maneira que você está tratando os seus funcionários. O único ar condicionado da empresa fica dentro do seu escritório. Enquanto você está aqui nesse clima gostoso com ar condicionado, os seus funcionários estão cozinhando lá fora. Eu não vou fazer negócios com uma pessoa que só pensa em si mesmo. Muito prazer em conhecer você, tchau"!” E sai da sala do mesmo jeito que entrei.

Poxa, o que custa para o cara colocar um ar condicionado decente para os funcionários trabalharem de uma maneira decente? Ou pelo menos dividir o ar condicionado derrubando a parede da sua sala?

Eu não faço negócios com pessoas egoístas. O mundo precisa de mais generosidade.

Eu mesmo estou longe da perfeição em termos de ser um “cara do bem”; mas, o que interessa para mim é o quanto eu quero ser um “cara do bem”.

Certo?

Eu acredito que a generosidade vai salvar a sua vida em 2015.

Vai mesmo.

Em três meses você vai conseguir muito mais clientes, seguidores, fãs, amigos e amores na sua vida ao ser genuinamente generoso com as pessoas, do que poderia conseguir ao tentar impressionar essas mesmas pessoas falando sobre o quanto você é incrível.

A Generosidade tem que fazer parte do Planejamento Estratégico da sua empresa para 2015.

Onde você vai ser mais generoso em 2015?

Em 2015 você tem que DAR VALOR e não agregar valor.

Algumas idéias.
1. Empreste o livro que você já leu.
2. Ensine para outros funcionários da sua empresa o que você já sabe.
3. Dê BOM DIA para quem não dá BOM DIA para você.
4. Dê BOA NOITE para quem não dá BOA NOITE para você.
5. Ceda o seu lugar.
6. Compre uma caixa de chocolate e distribua para os colegas na volta do almoço.
7. Faça uma ligação para uma pessoa que está mais quebrada do que você para levantar o astral do cara.
8. Levante o astral de quem está a sua volta. Foi para isso que você veio.
9. Você já falou "obrigado" para alguém hoje?
10. Dê "bom dia" no elevador!
11. Invista 5 minutos do seu tempo para escrever um e-mail de agradecimento a uma pessoa que você tanto gosta e fez tanto por você no passado.
12. 80% dos funcionários da sua empresa não receberam nem um tapinha nas costas pelo trabalho que fizeram nos últimos 12 meses. Por favor, mude isso. Reconheça e agradeça as pessoas publicamente por um trabalho bem feito. Faça isso na hora.
13. Antes de levantar da cama pela manhã, mentalize "Hoje eu vou ser a pessoa mais GENEROSA do mundo com todo mundo que passar pela minha Vida".
14. Seja VOLUNTÁRIO para alguma coisa caramba!!!
15. Seja generoso com o planeta! Plante uma árvore, alimente um passarinho, economize água, faça negócios com pequenas empresas da sua região.
16. Coma o menos possível de comida industrializada. Não tenha porcarias como refrigerantes e biscoitos recheados no armário da sua casa.
17. Dê Atenção para as pessoas. Atenção, e apenas isso, é a mais rara e pura forma de generosidade.

Desligue-se de tudo quando estiver falando com uma pessoa.

A generosidade vai salvar a sua vida em 2015.

A generosidade vai fazer você ser mais feliz
.
1. A Generosidade vai fazer as pessoas gostarem MAIS de você.
2. A Generosidade vai melhorar a sua saúde.
3. A Generosidade vai alavancar a sua carreira.
4. A Generosidade vai fortalecer as suas emoções.
5. A Generosidade vai fazer você ser um cara mais otimista.
6. A Generosidade vai reduzir a sua visão materialista do mundo.
7. A Generosidade vai aumentar a sua espiritualidade.
8. A Generosidade vai fazer você ser menos egoísta.
9. A Generosidade vai aumentar a sua auto-estima.
10. A Generosidade vai fazer você dormir melhor.
11. A Generosidade vai fazer você viver mais.
12. A Generosidade vai aumentar o nível de energia.
13. A Generosidade vai aumentar a sua vontade de fazer exercícios.
14. A Generosidade vai melhorar a sua memória.
15. A Generosidade vai ajudar você a relaxar.
16. A Generosidade vai melhorar o seu casamento.
17. A Generosidade melhora o seu network.
18. A Generosidade aumenta a sua capacidade de atingir metas.
19. A Generosidade aumenta a sua produtividade.
20. A Generosidade melhora a sua capacidade de tomar decisões.

A GENEROSIDADE vai salvar a sua vida em 2015 e além!

E sobre o Sr. Pedro?

Três meses depois da minha visita, o vendedor da Logística S/A me ligou; "“Jordão, tudo bem? Eu estou te ligando para agradecer em nome dos funcionários da empresa. Dois aparelhos de ar-condicionado foram instalados naquela área que você conheceu. E uma reforma geral vai modernizar o escritório nas próximas semanas. O puxão de orelha no Sr. Pedro funcionou. Muito Obrigado"”.

Eu nasci para acordar as pessoas para a importância de reduzir radicalmente o egoísmo natural que vive dentro da gente.

A luta continua.

Nunca para.

Porque uma lição a vida me ensinou. Não existe felicidade fora da generosidade.

Foi para isso que eu vim. E você?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

Ricardo Jordão Magalhães
A generosidade salvou a minha vida.

E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
Twitter twitter.com/bizrevolution
Pinterest pinterest.com/bizrevolution
Instangram instagram.com/bizrevolution
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao
www.bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Eu sou fã do Ser Humano. E você?

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Sete mitos de moda nos quais você deve parar de acreditar

A moda pode ser muito mais democrática do que você imagina. Liberte-se de algumas regras e encontre novas maneiras de se produzir – fora dos padrões e de acordo com as suas vontades.

Imagem catálogo DZARM Outono Inverno 2015
1. SAPATO DE SALTO É MAIS SOFISTICADO DO QUE RASTEIRINHA
É verdade que o salto muda completamente a maneira como você caminha e se apresenta, mas você pode mudar a sua postura sem mudar a altura dos seus sapatos. Ombros para trás, queixo para cima e peito para fora podem mudar a sua postura imediatamente – até se você estiver descalça.

2. PRINTS GRANDES FUNCIONAM PARA MULHERES GRANDES, ENQUANTO ESTAMPAS PEQUENAS FICAM MELHOR EM MULHERES PEQUENAS
Esqueça de vez as tais regras das estampas – e isso inclui as listras horizontais. Todas estão liberadas para qualquer silhueta, a dica é equilibrar outros detalhes, como decote em V para alongar, fundo preto para suavizar, shapes que valorizem as curvas e sobreposição de peças.

Imagem revista Marie Claire

3. ÓCULOS DE GRAU NÃO SÃO SEXY
Eles só não serão sexy se você não quiser. Com a diversidade de modelos e a ajuda da maquiagem, até encarar um look de festa vestindo o seu inseparável par está liberado. Muito mais sexy e elegante é ser capaz de socializar de maneira confortável, sem autopunições.

4. VOCÊ DEVE ESCOLHER UMA PEÇA “STATEMENT” E MONTAR UM LOOK EM TORNO DELA
Embora seja uma ótima ideia equilibrar peças chamativas com outras neutras, você não deveria se limitar a uma única. Apenas procure distribuí-las bem pelo look e não concentrar o olhar em uma só região.

5. SE VOCÊ DESEJA CRIAR UMA SILHUETA FEMININA, MARQUE A CINTURA
Apesar de os cintos usados na região da cintura realmente ajudarem a acentuar as curvas, você não deve vestir algo apertado para criar uma silhueta ampulheta. Ao invés disso, brinque com o jogo de cores que criam uma ilusão mais dramática de curvas ou chame a atenção para a sua cintura com uma jaqueta ou top cropped.


Imagem revista Marie Claire
6. VOCÊ DEVE APENAS MOSTRAR MAIS PELE NA PARTE DE CIMA OU DE BAIXO DO CORPO, NUNCA EM AMBAS PARA NÃO PARECER OVER
Se vestir de uma maneira mais ousada tem muito mais a ver com personalidade e estilo do que com o quanto de pele está à mostra. Se a sua atitude segura um vestido completamente transparente, à la Rihanna no CFDA Awards 2014, vá em frente.

Imagem revista Marie Claire
7. CERTAS ROUPAS SÓ FICAM BOAS EM MULHERES ALTAS E MAGRAS
Se alguma coisa não veste bem em você, pode acreditar: a peça não está no tamanho adequado ou ela simplesmente não faz o seu estilo. Da calça flare ao top cropped, passando pelos vestidos, não deve haver restrições na hora de investir em uma peça da moda.

Sim, todo corpo é diferente, mas não o suficiente para uma calça jeans deixar de parecer uma calça jeans, independente se ela está sendo usada pela Miranda Kerr ou pela Fluvia Lacerda.











sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

Em liderança, caráter é muito mais importante que a estratégia.

Você tem o melhor das pessoas quando você trata elas como empreendedoras.

Quantas vezes por dia alguém pede pela sua benção para fazer alguma coisa?

Se você tem que participar de todas as decisões, você não tem uma empresa. Você tem um berçário.

Quando você dá a palavra final em tudo, você atrofia a mente das pessoas. As pessoas ficam burras. As pessoas ficam condicionadas. As pessoa trabalham com medo. O medo mata a criatividade. A falta de criatividade mata a empresa. O peso de todas as decisões vai matar você de um infarto.

Por que você insisti em tratar todos como bebês ao invés de empreendedores?

É o seu ego?

Você gosta de ser bajulado?

Você gosta de babação de ovo?

Você gosta da sensação de ser um Poderoso Chefão?

Cara, arruma uma mulher!

Ou

Mulher, arruma um homem!

Tá faltando amor & sexo na sua vida!

Vai malhar!

Arruma um amigo!

Faça um trabalho social!

A empresa tem que escalar. A empresa tem que avançar.

O gargalo da maioria das empresas que tem por ai é o líder.

E não dá para continuar assim.

Esse bando de líder meia-boca que não entende nada de nada e pensa que tem que participar de tudo.
O cara do marketing apresenta um projeto super bacana sobre “Remarketing”, mas o líder não aprova porque não entende de "Remarketing".

A menina de RH apresenta um trabalho show de bola sobre “Feedback 360”,  mas o líder não aprova porque não entende patavinas de "Feedback 360".

O cara de tecnologia apresenta um projeto inovador para transformar o web site tradicional da empresa em um web site responsivo, mas o líder não aprova o projeto da área de tecnologia porque não entende nada sobre essa história de responsividade.

O líder é o gargalo.

E como esse tipo de líder não tem tempo para aprender sobre tantos projetos em tantas frentes diferentes, as coisas não andam.

Uma das suas principais missões como empreendedor, líder, head, chief, gerente, executivo, ou seja lá o nome que você gosta de dar a si mesmo, é escalar o negócio da empresa o mais rápido possível.

Mas você não consegue escalar um negócio quando você construiu a empresa para ser uma pirâmide ao invés de uma cidade.

Em uma cidade organizada as pessoas sabem onde encontrar as coisas. As pessoas tem liberdade para sair das suas casas e ir atrás do que precisam sem ter que pedir a benção do porteiro do prédio.

O tráfego flui. Tem o supermercado. Tem o cinema. Tem as residências. Tem o aeroporto. Tem a livraria. As pessoas fazem negócios com outras pessoas sem um juiz no meio para decidir o que é melhor para elas.

Se o cara do marketing quer fazer “remarketing” para vender um produto X, e o chefe do produto X concorda que pode ser uma boa idéia para o sucesso do produto, o que interessa a opinião do líder???

Se a menina do RH quer fazer “Feedback 360” para melhorar os relacionamentos na área de tecnologia, e o chefe da tecnologia concorda que pode ser uma boa para ele e os seus funcionários, o que interessa a opinião do líder?

O líder é o gargalo.

Você precisa mudar isso.

Antes de medir a performance de alguém, meça a sua própria performance.

Como andam os seus KPIs de líder?

Todo mundo na empresa tem KPI, mas quais são os KPIs do líder?

O KPI do líder é o resultado de vendas da empresa, a taxa de crescimento e o lucro.

É muito pouco. Nada a ver.

O KPI de um líder decente é o número de líderes que ele criou e não o número de baba-ovo que ele cultivou.

Quantas pessoas você promoveu no ano passado?

Quantas pessoas ganharam algum aumento de salário REAL no ano passado por conta de realizações
incríveis que você permitiu que fossem feitas?

Quantos clientes se tornaram FÃS da empresa por conta da experiência incrível de relacionamento humano e digital que você permitiu que fosse construída pelas cabeças pensantes da empresa?

O líder é o gargalo da empresa.

E se você se tornou o gargalo da empresa porque acredita que as pessoas não sabem o que tem que ser feito, comunique-se com elas.

Liderança é 90% comunicação.

Tire tudo da sua cabeça e fale para as pessoas. Conte tudo tudo tudo! Fale por emails, fale em reuniões, fale em redes sociais, faça vídeos, fale no almoço, fale no cafezinho, fale no 1-a-1, fale no 1-para-muitos.

As pessoas tem que saber tudo que você pensa. As coisas vão mudar se você comunicar o tempo todo tudo que você pensa.

E se você se tornou o gargalo da empresa porque tem medo de delegar as coisas, deixa eu te falar uma coisa.

Na vida, nós temos que celebrar o aprendizado, e não o sucesso ou o fracasso.
Nós todos estamos aqui para aprender. Deixa o medo de lado. Nem você sabe tudo. Vamos celebrar o aprendizado. De todos.

Aceite. O líder é o gargalo da empresa. Agora, vamos mudar isso. Agora.

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!
QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Fonte: Ricardo Jordão Magalhães
Vamos celebrar o aprendizado!
E-Mail e Messenger: ricardom@bizrevolution.com.br
Twitter twitter.com/bizrevolution
Pinterest pinterest.com/bizrevolution
Instangram instagram.com/bizrevolution
Linkedin http://www.linkedin.com/in/ricardojordao
www.bizrevolution.com.br
BIZREVOLUTION

Eu sou fã do Ser Humano. E Você?