segunda-feira, 10 de março de 2014

SXSW Dia 2/3: As pessoas acreditam 70% mais nos funcionários de uma empresa do que nos seus presidentes.


E tem mais, As pessoas acreditam 70% mais nos funcionários de uma empresa do que nos seus marketeiros!

DEIXE OS FUNCIONÁRIOS TRABALHAREM OS CLIENTES!!!

As pessoas acreditam muito mais nas pessoas como elas do que nos executivos ensopadinhos por trás das empresas.

Qual é o futuro do marketing?

Como fazer marketing nos dias de hoje?

"The Future of Marketing: Advocacy" foi uma das palestras mais concorridas do dia por aqui.

Todo mundo, em todo o mundo, está preocupado em como atrair e reter clientes.

Como fazer isso?

Como chamar a atenção da galera?

Bom, confira alguns insights dessa palestra.

Que imbecil nos dias de hoje clica em um anúncio?

76% das pessoas não acreditam em propaganda.

Você, como consumidor, ainda acredita em publicidade?

Eu acredito que não, então porque você continua fazendo propaganda para atrair os seus clientes?



Propaganda só funciona para quem orçamentos gigantescos de marketing. Propaganda só funciona para quem já é conhecido. Propaganda só funciona se você é um dos patrocinadores da Copa do Mundo ou das Olimpíadas. O resto, não funciona.

Quem assiste comerciais durante o intervalo dos programas de televisão?

Quem lê anúncios em revistas impressas?

Quem clica em banners de pop-up?

Quem clica nos links patrocinados que aparecem no resultado de busca do google?

Que pega panfletinho no semáforo?

Quem clica em anunciozinho social no Facebook??????

Pára!

Sim, claro, os marketeiros e publicitosos vão dizer que funciona, dá retorno, o ROI é de 4 ou 5.

PIADA!!!

O orçamento de marketing de uma empresa deveria ser 0,5% do seu faturamento, ou preferencialmente do seu lucro. Ponto final.

A coisa só poderia ser diferente para os casos de lançamento de produtos onde teoricamente a margem é maior porque teoricamente o produto é inovador.

Para todo o resto, esquece esse papo furado de ROI que a Geração Google inventou para enganar os trouxas!

O marketing como conhecemos NÃO ESTÁ FUNCIONANDO!!!!

O futuro do Marketing é tudo MENOS o presente do marketing.

Não tente defender o que você anda fazendo! Não está funcionando! Simples assim!

Então, o que funciona?

"Advocacy!"

What fucking is that?

Um caminho seguro, bacana e sustentável é transformar primeiramente os seus funcionários em grandes fãs e advogados da da sua empresa, para consequentemente influenciar os seus clientes na mesma direção.

Essa ideia não tem nada de nova. Qualquer marketeiro decente sabe disso faz mais de 30 anos.

MAS, quem faz? Quem investe o dinheiro do marketing usado em propaganda para o consumidor nos próprios funcionários da empresa?

Ninguém.

Chegou a hora de fazer isso!

Ninguém se importa com o que você escreve no perfil do twitter ou do Facebook da sua empresa!

Os clientes querem saber das coisas que os funcionários que eles podem conversar na empresa estão dizendo na web.

Supera isso! Ninguém se importa, a não ser os imbecis-sociais que clicaram sem-mesmo-saber-porque nos anúncios patrocinados que você colocou no Facebook.

De que adianta ter 1 milhão de seguidores se apenas 1,4% estão falando alguma coisa a respeito?

Menos de 1% dos seus fãs no Facebook tem alguma vontade de se engajar com a marca da empresa!

Piada!


Propaganda já era! A mensagem deve ser espalhada pelos próprios funcionários da empresa!

Mais de 50% dos funcionários de uma empresa querem usar as redes sociais para falar da empresa em que trabalham durante o horário de trabalho, mas eles não podem falar! A empresa não deixa, a empresa não incentiva, a empresa não ensina os caras a trabalhar socialmente.

DEIXE OS FUNCIONÁRIOS PROMOVEREM A EMPRESA!

INCENTIVE OS FUNCIONÁRIOS A PROMOVEREM A EMPRESA!

O futuro do marketing chama-se Advocacy! As pessoas querem falar com pessoas. Empower os seus funcionários, depois os clientes!

Por outro lado, você é um dos funcionários da sua empresa que deveria conversar com os clientes de vez mas você não tem presença nenhuma na web?

Você trabalha em vendas, marketing, produtos, atendimento ao cliente, gestão de pessoas etc, e é um zero a esquerda nas redes sociais?

CACETE, você tem que ajudar a empresa em que você trabalha a fazer marketing!

CARÁIO, seja lá qual for a sua função, você tem que se ver como VENDEDOR DA EMPRESA!

Acorda, se liga!

Confere algumas das coisas que você poderia fazer pela sua empresa na web:

1. Promover o conteúdo que a sua empresa cria;

Por exemplo, "Conteúdo espalhado pelos funcionários tem 76% mais cliques do que o mesmo conteúdo espalhado pelo marketing da empresa!!!"

2. Compartilhar os posts do blog da sua empresa na sua rede de contatos;
3. Distribuir os convites de eventos que a sua empresa faz;
4. Escrever comentários no próprio blog da empresa ou em blog de terceiros;
5. Participar de grupos de discussão onde você encontra influenciadores da sua indústria;
6. Indicar pessoas para trabalhar na empresa;
7. Dar feedbacks de mercado para área de marketing e vendas da sua empresa.


CARÁIO! Faça alguma coisa pela sua empresa ao invés de ser um chupim que não vê a hora de chegar sexta-feira!

Depois de conquistar alguns "advogados internos" para a sua empresa, o negócio é conquistar os clientes!

Olha o que motiva um cliente que poderia se tornar um verdadeiro fã da empresa....

1. Eu quero ser reconhecido como um indivíduo que tem necessidades únicas.
2. Eu sou ocupado para caraio, eu preciso de conveniência no atendimento.
3. Eu sou social, e proativo, por favor seja igual.
4. Eu sou perfeccionista, por favor, seja igual!
5. Eu gosto de comprar as últimas novidades no segundo que eles aparecem no seu estoque.
6. Eu tenho cuidado com o meu dinheiro, eu não gosto de gastar desnecessariamente.

Entendeu o recado?


Então, chega de spam de promoções de produtos que nem mesmo você compraria!

Chega de atender as pessoas como se você fosse um robô de merda!

Chega de tratar o cliente de uma maneira X antes dele comprar de você, e de uma maneira Y depois que ele comprou de você.

Quando a empresa faz isso, a mensagem que você está passando é: "Cliente, você fez um excelente trabalho em comprar de nós. Valeu!"

TRATE OS OUTROS COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO! CARÁIO!


Disso tudo... 73% desses clientes querem ser RECONHECIDOS que são diferentes, 63% quer ter um ACESSO diferenciado a sua empresa, e 56% querem ser PREMIADOS por isso.



Não é difícil fazer isso, concorda?

Então... CANCELA as drogas das atividades de marketing que só pensam em "spanar" os clientes com ofertas genéricas e sem sentido, e comece a tratar uma meia dúzia de clientes como se eles fossem seus pais ou filhos! O que fideliza?

Coloque o seu cliente na capa do seu enews. Se você tem uma loja que vende comida para cachorro, faça alguma espécie de promoção entre os clientes que mais compram, e coloque a foto do cachorro do vencedor na capa do seu site. Reconheça os melhores clientes!

É o fim do marketing como conhecemos.

É sério.

Fonte: http://www.bizrevolution.com.br

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