segunda-feira, 5 de agosto de 2013

10 maneiras de energizar a sua equipe de vendas.

Todo vendedor deveria chegar ao trabalho com um PUTA TESÃO. Mas infelizmente nem sempre é assim. A quantidade de pauladas que os caras tomam de todos os lados durante o dia acaba cedo ou tarde comprometendo a galera.

Para dar um gás na turma, confira algumas idéias fodásticas que eu recomendo para aqueles que gerenciam vendedores:

1. Crie uma empolgação extra com relação ao funil de vendas. Celebre todas as pequenas vitórias que levam ao fechamento de uma venda. Conseguiu marcar uma reunião com o diretor do comprador? Comemore! Conseguiu atrair o gerente de tecnologia para assistir a demonstração do seu produto? Comemore! Crie uma competição entre os vendedores, crie metas diárias com premiações diferenciadas para cada estágio do processo de vendas. Que cada fase do processo de compras que precisa ser vencido seja mapeado e perseguido por todos com muita empolgação e camaradagem.

2. Simplifique ao redor de um único objetivo. Geralmente os objetivos das equipes de vendas são muito complexos. É tudo muito confuso. O chefe é confuso. Um dia o gerente de vendas pede para a galera ir para a rua, no outro pede por margem, no outro diz que a galera tem que vender novidade, etc etc etc. Mudar as metas e objetivos ao longo das semanas e meses só vai levar a galera a fazer as coisas com mediocridade. FOCO em reforçar um ÚNICO OBJETIVO para ser atingido ao longo de um trimestre para ajudar a sua equipe a saber exatamente o que eles devem fazer.

3. Faça a empresa inteira respeitar a área de vendas. Que ninguém chame os vendedores para reuniões e atividades que não ajudam os caras a baterem suas metas. Que ninguém chame os vendedores para treinamentos de vendas quando chegou a hora de fechar o trimestre. Que toda a empresa priorize as solicitações dos vendedores quando eles trouxerem as necessidades do mercado. Que todos aprendam que a área de vendas não é o lixão da empresa, mas aquela que resolve o problema da empresa: atrair receita.

4. Os vendedores precisam de um gerente de vendas generoso, e não de um carrasco. Uma das posições mais importantes em uma empresa é a função do gerente de vendas. Ao invés de distribuir porrada para cima da equipe quando a turma não bate uma meta, o cara deveria elogiar os melhores exemplos; ao invés de descer o chicote em quem não aparece no treinamento de vendas, ele deveria passar a mão no telefone ligar para os clientes na frente dos vendedores para mostrar como se faz. O gerente de vendas tem que compartilhar tudo que sabe ou não sabe com toda a sua equipe.

5. Os vendedores precisam de um mentor, e não de um tormento. Os verdadeiros gerentes e diretores de vendas deveriam se reunir por pelo menos 30 minutos por semana para falar 1-a-1 com cada vendedor sobre o trabalho que estão fazendo e orientá-los onde é necessário. Para incentivar a colaboração entre todos os vendedores, o gerente deveria forçar reuniões semanais com toda a equipe para compartilhar idéias.

6. Gerente de vendas não deve ter carteira de clientes! Se o gerente de vendas ainda gerencia alguns clientes, o gerente de vendas está competindo com os vendedores; o gerente de vendas deveria passar os clientes para os vendedores e focar todo o seu tempo em ajudá-los a atingir suas metas.

7. Ou todos entram no ônibus, ou cai fora! O gerente tem que ser generoso, educador, mentor e o escambau, mas chega uma hora que o gerente tem que dar um pé na bunda dos vendedores medíocres que se recusam a trabalhar em equipe e seguir a metodologia de vendas da empresa. Um gerente de vendas não pode se dar ao luxo de ter um cara fora da equipe. TODOS TEM QUE ESTAR ALINHADOS! TODOS! A simples presença dos vendedores "roda-presa" é um fator desmotivador para quem está lutando para ser diferente. Seja firme, seja um líder, e chute os pangarés para fora da empresa!

8. As reclamações estão proibidas! Coloque um flip chart na área de vendas com todos os termos e palavras que estão proibidas de serem pronunciadas em voz alta na área de vendas. Que o vendedor que falar uma dessas palavras em voz alta pague 10 reais para a equipe. Palavras e expressões relacionadas a pessimismo, baixo astral, falta de educação, falta de energia, mediocridade, reclamações em geral devem ser banidas da área de vendas. Ensine os seus vendedores a serem heróis e não vítimas.

9. Faça com quê o invisível seja visível. Coloque os gráficos sobre metas, resultados e objetivos em todas as paredes da área de vendas. Atualize os números em exposição todos os dias. Imprima emails com elogios de clientes e cole na parede. O progresso das metas tem que estar visível para todos saberem o quanto estamos perto ou longe de atingir os números.

10. Acredite nos outros mais do que eles acreditam em si mesmos. Um verdadeiro líder de vendas deveria ser um cara super humilde e alucinado pela evolução das coisas; não desista dos melhores e daqueles que se esforçam para avançar!; seja humilde para saber que não sabe nada e precisa continuar a aprender, investigar, crescer e melhorar todos os dias; e alucinado pela evolução das coisas com uma paixão incrível para trabalhar mais duro do que qualquer outra pessoa no escritório. HOJE é o dia para trabalhar nas trincheiras! HOJE é o dia para levantar uma barricada na empresa e liderar os vendedores para construir um futuro brilhante para todos!

Enfim, não assuma que a galera é preguiçosa ou medíocre; assuma que todos são inteligentes e querem trabalhar duro mas está faltando um pouco de direção, energia e vibração do próprio líder, você!

Fonte: http://www.bizrevolution.com.br

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