quinta-feira, 2 de maio de 2013

Líderes inspiram pessoas, chefes apenas cobram.


O líder realmente inspira as pessoas. O chefe cobra metas, resultados. Essa é a diferença básica. O chefe é aquele que fica exigindo um cumprimento de normas hierárquicas, que fica tentando enquadrar as pessoas, que é obsessivo apenas com o resultado.

Obviamente o resultado é importante, porque não existe liderança sem resultado. Mas o líder se diferencia do chefe na forma pela qual os resultados são obtidos e pela forma como motiva as pessoas.

O líder procura fazer com que as pessoas encontrem forças dentro de si, se encantem com o negócio e, que se predisponham a servir o cliente.

O chefe não. O chefe quer a meta, custe o que custar: "Aqui quem manda sou eu você é pago para fazer e não para pensar."

Essa é outra característica. Os líderes competentes que eu conheço, ajudam as pessoas a pensar. Ajudam as pessoas a serem boas questionadoras. Ajudam as pessoas a inovar sempre. O chefe não. O chefe não quer saber de muita inovação.

Esse ditado que mencionei há pouco, do "você é pago para fazer e não para pensar", é típico do chefe. O líder diz assim: você é pago para fazer e para pensar, para permitir que façamos melhor ainda, da próxima vez.

Fonte: http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário