domingo, 12 de agosto de 2012

Teoria X e Teoria Y


Há poucos dias Stephen Kanitz postou artigo com o título "As Greves São Devido Ao Estilo da Dilma, Infelizmente." Ele ressalta: "É muito triste que ninguém até agora percebeu que o Estilo Dilma é a Teoria X, já ultrapassada, que sabemos não dá resultados a longo prazo, mas isto só mostra o atraso administrativo deste país."

O estilo Teoria X, é o estilo murros na mesa, falar duro, exigir resultados, ridicularizar em público, bem o contrário da Teoria Y que é ensinado hoje nas Faculdades de ADM.

A Teoria Y, em resumo, "assume que os empregados podem ser determinados, auto-motivados e exercer auto-controle. Nesta teoria, crê-se que os empregados (ou representantes comerciais) gostam dos seus empregos nos seus aspectos mentais e físicos. Para os empregados, o trabalho é tão natural como a diversão, fazendo da empresa um processo fluído. A Teoria Y assume ainda que os empregados vão procurar a responsabilidade e comprometer-se totalmente com os objetivos.

Uma questão que é levantada na Teoria Y prende-se ao fato de o potencial dos talentos que a empresa dispõe não serem usados ao máximo, com a agravante de muitos empregados acharem que não estão usando plenamente as suas capacidades.

Para que esta teoria funcione na prática, os gestores têm de ser abertos e incutir um espírito positivo nos seus empregados (ou representantes comerciais).

Um gestor seguidor da Teoria Y acredita que os empregados serão auto-suficientes e procurarão dar o seu melhor no seu trabalho. Também irá acreditar que se os empregados fizerem um bom trabalho se sentirão mais motivados ainda."

Infelizmente, em muitas empresas, gestores ainda se consideram feitores ou seja, jogam no time da Teoria X...

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