quarta-feira, 16 de maio de 2012

Franquias com mulheres no comando faturam 34% mais


Unidades de franquias comandadas por mulheres faturam 34% mais e têm rentabilidade 26% superior, mostra um estudo recente da consultoria Rizzo Franchise. Entre as razões apontadas pelos franqueadores, está o fato de que elas são mais presentes no dia a dia do negócio, "enquanto os homens se ausentam e delegam para funcionários", diz a pesquisa.

Giani Fernandes, franqueada em Florianópolis (SC) há um ano da LaserStar, empresa de fotodepilação, é um exemplo. "Assim como em casa, gosto de saber tudo o que acontece na empresa. Sempre vou à recepção, converso com clientes e funcionários. Pergunto se o serviço está bom e o que pode ser melhorado. Não fico escondida o tempo todo no escritório."

Para ela, a capacidade de administrar várias coisas ao mesmo tempo é outra característica feminina que ajuda. "A mulher é multitarefa. Ela canta, dança e representa ao mesmo tempo e leva um pouco disso quando está à frente de um negócio."

Relacionamento com funcionários é mais duradouro
O levantamento da Rizzo Franchise aponta mais um motivo do sucesso feminino à frente das franquias, em relação aos homens: a capacidade de manter maior estabilidade com a equipe de funcionários, gerando, assim, menor rotatividade de pessoal.

Adriana Matta, que possui duas lojas e três quiosques da Empada Brasil, em São Paulo (SP), há sete anos, confirma o estudo. "Uma das áreas mais difíceis de se administrar em uma empresa são os recursos humanos. A mulher consegue, com mais jeito e delicadeza, tirar o melhor de seus funcionários", diz.

Segundo ela, as mulheres também estão mais atentas à qualidade dos produtos e serviços. "Nós somos mais detalhistas do que os homens e nos entregamos de corpo e alma ao negócio. Com isso, consigo oferecer um produto final com mais qualidade e bem apresentável."

Saúde, beleza, acessórios e alimentação são setores preferidos
Segundo o estudo da Rizzo Franchise, embora a participação feminina no comando das unidades franqueadas esteja aumentando, os homens ainda são maioria. Eles estão à frente de 52% dos negócios, enquanto elas representam 48%, segundo dados de 2011. Em 2010, a proporção era de 53% para 47%. E, em 2009, de 54% para 46%.

Fonte: http://economia.uol.com.br

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