quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Vendas de final de ano: é hora de fazer o básico!

Por mais incrível que possa parecer, o ano de 2013 já chega ao seu crepúsculo. E junto dele chega a época mais movimentada de vendas para inúmeros setores da economia (destaque especial ao varejo). É nesta época que muitos se questionam e outros tantos me perguntam sobre o que é preciso fazer para vender mais e melhor. E para te ajudar a fazer não apenas do seu final de 2013 um gigantesco sucesso de vendas mas também anos melhores para você e seu negócio, eu compartilho uma Dica de Ouro, que se aqui se divide em 5 grandes tópicos: É hora de fazer o básico!!


  • Básico é entender de forma verdadeiramente interessada os desejos e anseios dos clientes para somente depois atendê-los bem. Portanto, antes de atender busque entender o que o seu cliente busca (Entendimento é ainda mais essencial que um bom atendimento!);
  • Básico é ter uma atitude positiva, entusiasmada e proativa diante dos clientes e dos inúmeros desafios que fazem parte da rotina dos vendedores vencedores (Proatividade é o nome do jogo! Tenha entusiasmo, que nada mais é que ter “Deus dentro de si”)
  • Básico é ter em mente que SER vendedor e vendedora é uma atividade absolutamente nobre que permite que pessoas e empresas resolvam seus problemas e realizem seus sonhos (Ter orgulho de SER vendedor);
  • Básico é investir de forma contínua no desenvolvimento pessoal e profissional para se tornar um(a) profissional de vendas diferenciado, valorizado e que realiza sua verdadeira missão na Terra (Vendedor Vencedor é aquele que investe de forma incansável em seu próprio desenvolvimento profissional, sem esperar que os outros o façam por ele);
  • Básico é estudar e entender de forma profunda o mercado em que atua, os produtos e serviços que vende, as ofertas dos concorrentes, as principais tendências em seu mercado específico e acima de tudo os anseios, expectativas e sonhos dos clientes, incluindo aí as necessidades que nem sequer ainda foram identificadas por eles (Amar o que faz e estudar para se tornar sempre melhor!).

Faça o básico sempre com a certeza de que nunca foi tão fundamental o processo de humanização das vendas. Clientes querem viver experiências realmente inesquecíveis e só consegue oferecer isso que sabe fazer o básico bem feito para assim se diferenciar da concorrência. Seja diferente ao fazer o básico, com a certeza de que é ao fazer o básico bem feito que você se torna um(a) Campeão(ã) de Vendas!

E para fechar com chave de ouro as dicas de hoje, mais uma Dica de Ouro aplicável a todos nós: Paixão e Tesão pelo que se faz. Sem os dois fica muito difícil alcançar o tão sonhado Sucesso!

Sucesso e boas vendas!

José Ricardo Noronha

Fonte: http://josericardonoronha.com.br

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

9 frases que líderes extraordinários dizem todos os dias

Você está no comando, mas isso não significa que é o mais inteligente, esperto ou mais perspicaz que todos os seus funcionários. (Getty Images) 
Dizer as palavras certas, nos momentos certos, é a principal chave para ser respeito e querido por colegas, funcionários ou clientes. Veja quais são elas

Por Luiza Belloni Veronesi


“Eu estou pensando que...”

Você está no comando, mas isso não significa que é mais inteligente ou perspicaz que todos seus funcionários. Dê razões e justifique suas decisões, esclareça sua lógica e não posicione uma ideia por sua autoridade. Apesar de tomar muito tempo para explicar suas decisões e discuti-las, também irá aparecer boas ideias para melhorá-las.

“Eu estava errado”

Quando você está errado, o melhor jeito de consertar isso é dizer que você estava errado. Você não vai perder o respeito, mas sim ganhá-lo.

“Isso foi incrível”

Ninguém recebe elogios o suficiente. Ninguém. Todos os dias escolha alguém de sua equipe que fez ou está fazendo algo e diga: “Uau, isso está muito bom!”. O louvor é um presente que custa ao doador, mas nada é em vão para o destinatário. Comece a elogiar. As pessoas ao seu redor vão lhe amar por isso e até mesmo você se sentirá melhor, sabendo que está fazendo pessoas mais felizes.

“Muito obrigado”

Depois de ser o doador, pense no momento em que você é destinatário. Você agradece todas as pessoas pelo que elas fazem por você? Seja buscar um café, entregar um relatório ou abrir a porta. Agradecer, além de ser questão de educação, também proporciona um pequeno - mas essencial - sentimento de recompensa. Olhe nos olhos das pessoas e diga: “Muito obrigado! Isso está muito bom”.

“Você pode me ajudar?”

Todas as pessoas gostam de se sentir importantes e quando você pede ajuda a elas, independentemente do que seja, você se torna mais sincero e humilde. E no processo, você vai respeitar e ouvir mais as pessoas - o que, aliás, são todas as qualidades de um grande líder e um grande amigo.

“Eu sinto muito”

Certos momentos, pedir desculpas é pouco. Quem é prejudicado pelo erro, muitas vezes, se sente mal por isso, seja por palavras, ações, omissões, etc. Diga que está arrependido. As desculpas são apenas portas de entrada para outras palavras mais “expressivas”. Nada de seguir um pedido de desculpas com avisos como “Mas eu pensei que você fosse...”.

“Você pode me mostrar como faz?”

Conselho é temporário, o conhecimento é para sempre. Peça ajuda, mas não apenas para as outras fazerem algo por você e sim para aprender aquilo. Quando você pede para ser ensinado várias coisas acontecem: você implicitamente mostra respeito àquele que o ajudou, você mostra que confia em sua experiência, habilidade e conhecimento, e você começa a avaliar melhor o valor da ajuda.

“Deixe-me lhe ajudar”

Muitas pessoas veem pedir ajuda como um sinal de fraqueza. Sendo assim, pode ter certeza de que muitos dos seus colegas ou empregados estão precisando de um ombro amigo mesmo sem dizer. Não basta um “Há algo que eu posso lhe ajudar?”, isso é só vai gerar “Não, estou bem”.

Seja específico. Encontre algo que você realmente pode fazer a diferença, como “Eu tenho alguns minutinhos. Posso ajudá-lo a terminar isso?”. Ofereça sua colaboração. Mesmo que seu trabalho não seja o problema, para quem está triste qualquer gesto solidário serve como uma ajuda.

"Nada"

Certas horas, a melhor coisa é dizer nada. Se você está estressado, frustrado ou com raiva, fique quieto. Você pode pensar que desabafar vai lhe fazer melhor, mas não no ambiente de trabalho - inclusive se o problema envolver a empresa.

Os seus problemas vêm e vão, mas os sentimentos são para sempre. Criticar um empregado na empresa pode soar como uma “lição para sua vida” para você, mas por dentro, ele perderá aquela consideração que você já tinha conquistado.

Antes de falar, gaste mais tempo considerando como os funcionários irão pensar e sentir. Analise as consequências. Você pode facilmente se recuperar de um erro cometido por causa de dados defeituosos ou projeções imprecisas, mas não irá resgatar a confiança e a motivação deles.


Fonte: www.infomoney.com.br

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

5 Coisas que os Gerentes de Vendas proativos fazem de diferente.

Apesar do dia-a-dia corrido que todos nós vivemos, 85% das atividades de um líder deveria estar relacionada com algum tipo de coaching dos seus liderados.

Qual porcentagem do seu tempo você realmente investe no um-a-um com os seus funcionários, especialmente você gerente de vendas?

Eu raramente encontro algum gerente de vendas que consegue afirmar que passa mais do que 5% do seu tempo no um-a-um com os seus liderados.

Não é a toa que exatamente nesses departamentos de vendas o clima organizacional é totalmente depressivo. A moral dos vendedores é baixa, a rotatividade da equipe é alta, o crescimento das vendas a partir dos vendedores novatos é rara, a previsão de vendas é furada, não existe processo de vendas, e quando se ganha um negócio (quando ganha) é porque a empresa resolveu cobrir o preço do concorrente.

Existe dois tipos de gerentes de vendas: os proativos e os reativos. O gerente de vendas reativo é aquele que fica o dia inteiro apagando incêndios.

Incêndios esses que são os mesmos do mês passado, do mês retrasado, do semestre anterior, do ano anterior. O bicho não arruma tempo para consertar os processos, mudar as pessoas, o próprio chefe, e então fica dando desculpinhas furadas que não tem tempo de inovar porque tem que apagar os malditos incêndios.

1. O gerente de vendas proativo não concentra a solução dos problemas dos vendedores em si mesmo. O cara deixa os próprios vendedores resolverem seus próprios problemas indo direto na fonte. O que interessa para o gerente de vendas proativo não é ser um revolvedor de problema de vendedor, mas ter tempo para colocar em prática as suas próprias idéias.

Parece egoísmo? Mas não é.

O vendedor que resolve os seus próprios problemas dentro da empresa cresce como profissional e ganha visibilidade dentro da  empresa.

O gerente de vendas proativo não resolve problema de vendedor, mas uma vez que o vendedor tenha resolvido o seu problema, o gerente transforma aquela nova "jurisprudência" em um processo de vendas que deve ser usado por todos os outros vendedores da equipe.

2. O gerente de vendas proativo vai além de liderar reuniões de vendas super bem organizadas com pautas específicas e tempos precisos; o cara também arruma tempo para realizar reuniões um-a-um com cada um dos seus vendedores. Essa estratégia ajuda o gerente a identificar e resolver qualquer problema potencial que o vendedor possa estar passando durante o mês.

Como líder de uma equipe, é muito importante dar o exemplo de excelência em gestão de tempo para que os liderados possam seguir a sua maneira de fazer as coisas. Ajude os vendedores a organizarem suas agendas de trabalho com todas as ferramentas que vocês tem disponíveis. Mas não tente impor a sua maneira de fazer as coisas. Geralmente os vendedores tem as suas próprias maneiras de organizar suas agendas de trabalho. O cara vai adotar suas idéias quando ele perceber que a sua própria maneira de trabalhar não está dando resultados. Se isso acontecer, ele estará super aberto a ouvir os seus conselhos.

3. O gerente de vendas proativo cria e mantem um plano de ação que descreve as melhores práticas e as opções de iniciativas que devem ser colocadas em prática para matar as objeções dos clientes. Ele mantem um manual de vendas atualizado com scripts completos para conversas com clientes via telefone, visitas, reuniões e e-mails. O gerente de vendas proativo acredita em processo de vendas, e mantem uma biblioteca de iniciativas que devem ser usadas em cada uma das diferentes fases da venda.

4. O gerente de vendas proativo documenta as vitórias e as derrotas da equipe. Todo vendedor tem dias bons e dias ruins. Cabe ao gerente de vendas pedir aos seus vendedores que documentem o passo-a-passo de todos esses negócios para que ele possa utilizar essas histórias como ferramenta de aprendizado com toda a equipe durante as reuniões de vendas. Esse tipo de aprendizado ajuda a aumentar a confiança dos vendedores, o conhecimento dos produtos e clientes, e as suas habilidades para resolver problemas. A discussão sobre as derrotas ensina o que não repetir, a discussão sobre as vitórias ensina métodos de fechamento de vendas.

5. O gerente de vendas proativo comunica claramente a sua visão de trabalho para toda a equipe. Como líder de pessoas, o gerente de vendas tem que ser um comunicador consistente que traz uma visão clara das coisas. É super importante que toda a equipe esteja no mesmo barco. Se os vendedores comprarem a idéia da empresa, eles estarão motivados para se entregar de corpo e alma quando necessário. Ter uma visão clara sobre o que a empresa defende e acredita pode realmente unir as pessoas e facilitar o trabalho de gestão da turma.

A posição de Gerente de Vendas é uma das mais importantes da empresa.

Se a sua empresa está com as vendas baixas, é porque o gerente de vendas não faz as coisas que eu citei acima.

Cobra o cara!

E se você é o cara, se liga, ou pede para sair!

Fonte: http://www.bizrevolution.com.br